Estão falando mal da sua empresa por aí

Por Adam Esteves Debiasi (Twitter @adamesteves)

As empresas não conseguem visualizar a repercussão que uma inocente mensagem pode ter no mundo real

Algumas atitudes comuns nas redes sociais podem prejudicar a reputação de marcas e empresas, como o buzz – situação em que uma mensagem, seja ela audiovisual, textual ou de qualquer outro tipo, é amplamente difundida na rede, de maneira viral. E, na maioria dos casos, elas não tratam de elogios; muito pelo contrário.

No Youtube, um dos virais de maior impacto no ano passado foi um vídeo pejorativo sobre a Dafra, marca nacional de motocicletas. O artigo audiovisual é uma sátira de um dos comerciais da empresa, que tinha Wagner Moura como protagonista. Porém, em poucos dias foi retirado do ar por ordem do fabricante.

Já no Twitter, um caso interessante de buzz negativo foi a da Unimed Londrina, em que uma cliente, insatisfeita com o atendimento da prestadora diante de um grave problema de saúde, twittou críticas e um vídeo, que rendeu muitos retweets. A repercussão foi tão grande que parou na reunião de pauta do Fantástico.

Algumas empresas ainda não tomaram consciência do buzz negativo que pode ser gerado na rede mundial de computadores. Seja por receio de entrar em um terreno desconhecido, seja por falta de profissionais qualificados, elas acabam apelando somente para as mídias tradicionais. Enquanto isso, no plano virtual, as críticas continuam.

Advertisements

Tags: , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: