Marketing exaustivo marca presença de empresas brasileiras nas Redes Sociais

Adam Esteves Debiasi

Tem hora que ninguém aguenta mais tanta propaganda!

Tem hora que ninguém aguenta mais tanta propaganda!

Em meio à importância das mídias sociais na comunicação empresarial, o que se percebe no conhecimento dos profissionais que atuam nessa área, é que ele costuma basear-se em “achismos” e experiências particulares.

Os poucos trabalhos acadêmicos que estão surgindo nos últimos anos apenas mapeiam as novas tecnologias e suas influências na comunicação, deixando de lado abordagens sobre possíveis modos de atuação de profissionais de mídia social, no sentido de proporcionar um melhor relacionamento com os públicos no processo comunicativo.

Isso acabou causando uma hipertrofia de mensagens de marketing nas redes sociais, ou seja, especialistas de marketing tem sobrecarregado Twitter, Facebook e outros sites de relacionamento social com muitas propagandas, promoções, descontos especiais e até mesmo spam, sem se preocupar com o aspecto informativo, muito mais valorizado pelos usuários.

Segundo Joel Comm, no livro O Poder do Twitter, “o bom conteúdo, no Twitter, deve ser agradável. Informativo. Valioso” (COMM, 2009, p. 104). Diga-se de passagem, essa citação vem de um profissional com conhecimento totalmente fundamentado em marketing.

Na verdade, as estratégias citadas acima são boas e funcionam bem num primeiro momento. Depois, acaba ficando cada vez mais difícil fidelizar o cliente, que se vê cercado por uma espécie de “Polishop” no seu computador.

Desse modo, uma das melhores maneiras de iniciar as atividades nas redes sociais é transmitir informações que sejam interessantes aos públicos de determinada organização. Uma construtora de imóveis residenciais, por exemplo, pode criar um blog com texto sobre como mobiliar a casa; a melhor maneira de adequar a luz do sol no ambiente doméstico; como saber se um apartamento tem uma boa estrutura, sem vazamento de som etc.

A empresa também pode criar um Flickr para divulgar as fotos de seus imóveis; um Facebook para reunir os clientes mais fiéis ou “evangelizados”, parafraseando Joel Comm; um canal no Youtube para divulgar vídeos informativos, publicitários e até mesmo institucionais; e, por fim, um Twitter, que servirá como centro de irradiação de todas as informações, links e redes sociais em que a empresa está presente, bem como auxiliará nas dúvidas e sugestões dos clientes.

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