Caso Alpino: Nestlé foi parar nos Trending Topics do Twitter

Redes sociais pautam imprensa tradicional e o judiciário

Adam Esteves Debiasi
Certamente, a Assessoria de Imprensa da Nestlé deve ter tido bastante trabalho ao ser divulgada notícia sobre possível multa de R$ 11,5 milhões, devido às investigações movidas por três órgãos de defesa do consumidor pelo fato de o Alpino Fast, versão líquida do chocolate, informar na embalagem que o produto não contém o chocolate Alpino.

Mas não foi só na imprensa que o fato circulou. No Twitter, o assunto chegou aos Trending Topics brasileiros (coluna com os assuntos mais comentados) e provocou muitas queixas e espanto. Mas como será que a Nestlé reagiu a esse burburinho criado nas redes sociais?

Ao procurar a empresa no Twitter, encontrei perfis estrangeiros (@nestlecsv, @NestleContigo, @NestleUSA, @Nestle, @NestleLibrary, @nestleuscareers, @nestlepakistan), além de contas especiais para determinados produtos, como o @JuicyJuiceUSA, sucos para crianças.

Encontrei, sim, um perfil brasileiro da Nestlé, mas ele não contém nenhuma postagem, e a ausência de descrição no profile dá a entender que se trata de uma conta fake ou de alguém querendo ganhar algum dinheiro com a marca.

Ao que parece, a própria denúncia se iniciou nas redes sociais, como destacou a versão online do Jornal do Brasil ontem:

Dono do site Coma com os Olhos, que fez a denúncia, o publicitário Itamar Taver explica que o promotor de Justiça de defesa do consumidor José Augusto Peres Filho, do Rio Grande do Norte, recebeu a denúncia pelo Twitter e repassou para a Promotoria do Rio, já que o produto não é vendido na região. “O post teve a maior audiência da história do blog. Em dois dias, recebi mais de 100 mil visitas individuais”, conta.

Enviei um e-mail para a Nestlé, perguntando sobre as ações da empresa nas redes sociais. Assim que receber a resposta, eu a publicarei aqui no blog.

Advertisements

Tags: , , , , ,

3 Responses to “Caso Alpino: Nestlé foi parar nos Trending Topics do Twitter”

  1. Rede sociais: os fails das grandes empresas assustam o mercado? « Ponto Marketing | Artigos sobre marketing, redes sociais e internet | Marketing no ponto certo! Says:

    […] Nestlé, Fiat, Locaweb e tantas outras empresas que fizeram feio, ou #fail, como ficam conhecidos os erros […]

  2. antonio carlos Says:

    Avisei a Nestlé através do SAC, ontem, que havia comprado uma barra de chocolate com plástico no meio das barras. Sabem qual foi a resposta??? Nenhuma resposta. Deve ser normal encontrar objetos dentro de seus produtos…

  3. Kit Kat nos Trending Topics do Twitter: estratégia ou sorte? « Social Media Empresarial Says:

    […] Twitter. Porém, ao contrário da visibilidade negativa com que a empresa apareceu no ano passado no Caso Alpino, desta vez, o motivo foi a volta do chocolate Kit Kat às prateleiras brasileiras a partir de […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: