Como convencer seu chefe sobre a importância das redes sociais

Recebi, por e-mail, a dúvida de um leitor que perguntava qual é a melhor maneira de o profissional de comunicação propor a inclusão de redes sociais na estratégia comunicacional da empresa.

Em alguns casos, a falta de conhecimento dos diretores sobre essas novas mídias são os principais problemas encontrados pelos marketeiros, jornalistas, publicitários, relações públicas e analistas de mídias sociais.

Nessa hora, a melhor coisa a se fazer é levantar um material consistente, com dados e exemplos, para legitimar a importância do projeto.

1ª Etapa: mapeie os concorrentes e imprima alguns exemplos de suas atuações na rede. Caso não haja nenhum, o profissional encontra um argumento ainda melhor: o de que a sua empresa tem a possibilidade de criar mecanismos comunicacionais mais eficientes, diferentes, e precursores, com o objetivo de tornar sua organização mais conhecida e ganhar a preferência do público.

2ª Etapa: monitore o que comentam sobre a sua marca ou o tipo de produto ou serviço com o qual sua empresa trabalha. Imprima alguns e junte a papelada ao projeto.

3ª Etapa: faça um Budget (planejamento orçamentário) para mostrar as vantagens dessa estratégia. Normalmente, o trabalho em sites de redes sociais não exigem grandes investimentos. Já o retorno é feito de maneira mais objetiva e simples, com a possibilidade de mensurar o número de clicks, de visitas, de ‘amigos’, ‘seguidores’ e até mesmo de compras feitas diretamente por esses canais de comunicação. Mostre isso ao alto escalão da empresa de maneira bem didática.

Lembre-se que a apresentação de relatórios periódicos, com a relação estatística dos ganhos das ações comunicacionais, podem legitimar a continuadade dessa estratégia e, o que é melhor, alavancar recursos para a incrementação disso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: