Kit Kat nos Trending Topics do Twitter: estratégia ou sorte?

Adam Esteves Debiasi (@adamesteves)

Na última semana, mais uma vez a Nestlé parou nos Trending Topics do Twitter. Porém, ao contrário da visibilidade negativa com que a empresa apareceu no ano passado no Caso Alpino, desta vez, o motivo foi a volta do chocolate Kit Kat às prateleiras brasileiras a partir de julho.

Em um primeiro momento, as vendas serão limitadas à região sul e à rede de supermercados WalMart.

Lançamentos de produtos, patrocínios e eventos costumam ser uma boa estratégia para se ganhar visibilidade nas redes sociais, ao contrário do que acontece na mídia tradicional, em que esses assuntos não ganham o destaque gráfico e visual muitas vezes merecido por ser nociva aos princípios éticos jornalísticos.

Fanpage mundial no Facebook do chocolate Kit Kat

Nas redes sociais, os gatekeepers (personagens responsáveis por organizar o conteúdo que é levado ao conhecimento público) são o próprio público. Assim, em alguns momentos, a publicidade é feita sem o menor pudor e constrangimento ético.

No ano passado, citando mais um exemplo, ao patrocinar o time do Flamengo, a Batavo também alcançou os trend topics em mais um caso de iniciativa do público.

Geralmente, uma boa estratégia comunicacional voltada especialmente para as redes sociais é o principal fator de sucesso, mas não foi o caso da Nestlé, que, no lançamento do Kit Kat, apostou apenas na mídia tradicional e contou com a sorte da iniciativa popular.

Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a Nestlé não empregou uma estratégia específica para as redes sociais, utilizando-se apenas do envio de releases e follow up à imprensa. O produto, no entanto, possui uma fanpage mundial no Facebook com mais de 4 milhões de fãs.

E ao que parece, a tônica nas redes sociais foi mesmo a iniciativa popular. Os fãs também foram responsáveis pela criação do site Kit Kat Brasil, bem como do seu respectivo perfil no Twitter.

Enquanto nem todas empresas contam com essa sorte, o ideal mesmo é investir em estratégias para a comunicação em redes sociais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: