Compartilhando o Facebook – Entendendo Métrica e Business Intelligence

Adam Esteves Debiasi

Na última palestra do dia, de Natalia Traldi, foi abordada a tématica “Estratégia: BI/Métrica”, sobre a mensuração do trabalho em redes sociais.

Segundo Natalia, é fundamental entender o objetivo do cliente antes de começar uma ação e, consequentemente, uma mensuração. “Criar uma página no Facebook não é um objetivo, é uma tática. Objetivo é entender o que o cliente pretende alcançar”, explicou.

Após os objetivos definidos e já no decorrer dos trabalhos, a agência deve lidar com três conceitos básicos na mensuração: eficiência, caminho que se percorre para atingir os objetivos, e eficácia, o dignóstico pós-ação, para saber se os objetivos foram ou não atingidos, que somados, resultam na performance do trabalho, o terceiro ponto. Eles levarão o especialista a compreender se o trabalho e o resultado foram ou não positivos e o que precisa ser melhorado.

Outra confusão muito comum que, segundo Natalia, acomete os profissionais que trabalham com mensuração, é distinção entre métricas, KPI’s e metas.

O entendimento é simples:

Métricas são as mensurações comuns do dia-a-dia, como número de curtir e número de Likes.

Os KPI’s são as métricas de sucesso, o ER (Engagement Rate) no caso do SocialBakers, por exemplo.

Já as Metas são os valores que a gente pretende atingir com as métricas de sucesso, com os KPI’s.

Outro ponto destacado por Natália Traldi é que “não faz sentido padronizar o framework de métricas”, ou seja, não é recomendado que se uniformize para todos os clientes a mesma análise de performance. A única forma de resolver isso, considera ela, é que o analista de BI (Business Intelligence) leve em conta quatro variáveis do cliente: objetivos, histórico, maturidade e contexto (se há alguma coisa que ele está fazendo que vai influenciar na ação).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: