Tendência: redes sociais passam a valorizar fotografias

Adam Esteves Debiasi

No final da década passada, com a popularização do Twitter, a tônica das redes sociais passou a ser a “timeline”. Assim, naquele momento, todas passaram a adicionar ou otimizar aquela funcionalidade que, hoje, é considerada praticamente uma obrigação para qualquer site do ramo. 

O que vem se percebendo desde então, é que, de tempos em tempos, os sites de redes sociais acompanham e agregam funcionalidades-chaves, tornando-as tendências que, em alguns casos, acabam sendo requisito mínimo para assegurar as suas vidas úteis.

Atualmente, o mote são as fotografias. São infinitas as redes sociais que deram mais destaque às imagens, incluindo aí até mesmo aplicativos sociais.  Vamos acompanhar um breve histórico:

1. Foursquare: em julho deste ano, a rede social baseada em geolocalização começou a mostrar, na timeline, não apenas as informações do check-in, mas também as fotos feitas por meio dele.

2. Twitter: no final de agosto, o Twitter lançou a sua galeria de usuários, na qual  todas as fotos postadas pelos internautas na rede social passaram a ficar armazenadas.

3. Facebook: a principal rede social da atualidade fez uma série de mudanças nos últimos meses, entre as quais estava o destaque para as fotografias postadas. Além de ficarem maiores, elas passaram a ter uma organização mais sofisticada na timeline.

Fato é que o grande agente dessa mudança foi o mundo mobile. Com ele, capturar os momentos passou a ser muito mais importante que descrevê-los. E foi nessa “onda” que o aplicativo para iPhone Instagram (também considerado uma rede social) surgiu. A sua simplicidade no compartilhamento de fotos pode ser comparada à simplicidade do Twitter no compartilhamento de ideias.

Ele surgiu há um ano e já conta com 10 milhões de usuários, sendo um dos mais baixados na loja de aplicativos da Apple.

Existem outros aplicativos semelhantes que também estão fazendo sucesso com fotografias e recursos que têm a finalidade de melhorá-las: é o caso do Hipstamatic e do Pixlromatic.

Atualizado em 22/02/2012: Uma nova rede social vem confirmando essa tendência: Pinterest. Ela é a mais nova febre da Internet e gerou mais tráfego de referência no mês de janeiro de 2012 do que gigantes como LinkedIn e Google+.

Aplicativo Hipstamatic social remete à fotografia analógica

E você, já tem ideia de qual será a próxima tendência das redes sociais ou acha que as fotografias dominarão ainda por algum tempo?

Deixe sua opinião no campo de comentários!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: