Campanha utilizando memes nas redes sociais

Adam Esteves Debiasi (@adamesteves)

Os memes significam tudo aquilo que se torna viral na Internet. Segundo a definição acadêmica do cientista Richard Dawkins, o próprio “pai” da palavra, o nome meme exemplifica uma memória ou uma ideia que se multiplica de indivíduo para indivíduo.

Agora que já temos o conceito em mente, vamos ao que interessa.

Há pouco tempo, desenvolvi uma campanha na agência em que trabalho (e acredito ter sido a primeira campanha do gênero, que se utiliza de um forte branding), usando memes – desde rage faces, ou seja, Forever Alone, Fuck That Shit, entre outros – até bordões clássicos, como o “bebê “da Christiane Torloni. Vale lembrar que os memes têm um aspecto viral muito forte e engajam o público muito facilmente.

A ideia era simples. Não bastava apenas criar os quadrinhos e tentar viralizar. Era necessário aproveitar o compartilhamento para dar mais visibilidade à marca. Foi assim que cogitei criar uma moldura que reunisse o logotipo da empresa, slogan da campanha e o endereço do Facebook do cliente. E deu certo. As interações aumentaram em mais de 1000%, se comparado com as postagens feitas anteriormente.

Outro conceito levado em consideração na criação da campanha é de que se tratava da época de matrícula e rematrícula da escola de inglês, o cliente, no caso. Foi pensada, assim, numa forma de criar histórias que pudessem levar os possíveis alunos a conhecer a instituição. Isso fica perceptível até mesmo no slogan adotado. Confira o resultado abaixo:

Ficou curioso e quer saber mais coisas sobre a campanha? Deixe sua dúvida nos comentários!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: