Saiba como fazer vídeos para YouTube

Adam Esteves (@adamesteves)

No último dia do Social Media Week São Paulo, realizado em várias agências de comunicação da cidade, fui conferir a apresentação da Agência África, que trouxe lições valiosas sobre campanhas de ativação envolvendo vídeos online. Dessa apresentação o mais interessante foi extrair 5 conceitos para nortear um bom vídeo feito para a Internet, denominados pela equipe como 5 Fs dos vídeos online no Brasil,  que você confere abaixo:

1) Fofo: bebês, cachorros e outras coisinhas que te fazem dizer “ownnn” e babar são um ótimo componente para bombar seu conteúdo audiovisual. Um exemplo disso é o comercial do Itaú, que mostra um pai rasgando um papel em vários pedaços ao ver que seu filho cai na gargalhada com a cena.

2) Famoso: usar celebridades é outro bom ingrediente. Os dois bons exemplos da Agência África explicam melhor esse tópico. São eles: o comercial da Seara, com Neymar, Ganso e Robinho e o comercial da Brahma, protagonizado pela Jennifer Lopez sobre a sua participação no Carnaval 2012 do Rio de Janeiro.

3) Fantástico: são aqueles vídeos que trazem elementos inesperados, que surpreendem a audiência ou, como o próprio nome já diz, fantásticos. Um bom exemplo citado foi a propaganda da Vivo utilizando o Mystery GuitarMan, personagem famoso por suas performances irreverentes em vídeos no YouTube.

4) Fun: colocar humor nos vídeos é uma ótima tática. Assim como os fofos, isso ajuda a facilitar o aspecto viral. Quem é que não envia algo engraçado ao amigo? Aqui vai um exemplo: o comercial do sabão em pó da Ariel “Lavando Roupa Suja”, com Fernanda Torres, escrito pelos mesmos roteiristas de Os Normais (Fernanda Young e Alexandre Machado).

5) Fora de Série: o fora de série seria aquele vídeo que reuni um pouco de todas as características citadas, acrescentando-se ainda o fato de ser memorável. O melhor exemplo é Eduardo e Mônica, feito pela Agência África para a Vivo; talvez, o melhor vídeo online produzido até hoje.

Advertisements

One Response to “Saiba como fazer vídeos para YouTube”

  1. João Marcello Says:

    Ou seja, os mesmos conceitos que aumentam as chances de sucesso de um comercial de TV podem ser aproveitados para um video na Internet. As pessoas ainda são impactadas do mesmo jeito, só mudando o meio de comunicação.

    A única diferença real que vejo está nos videos virais, que você, ao invés de simplesmente comentar com os amigos um comercial do qual gostou, encaminha o vídeo para que eles mesmos o vejam.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: